PRÓSPERO ANO NOVO!!!


O que queremos dizer realmente com a frase "PRÓSPERO ANO NOVO"? Em nosso dia-dia e em nossos rituais festivos e tradicionais dizemos e fazemos coisas das quais não nos damos conta e nem sabemos porque  estamos repetindo essas coisas, ano após ano.
No caso dessa frase: "próspero ano novo", em geral o que se passa em nossa mente quando no mês de dezembro disparamos a  nossa metralhadora da "prosperidade", estamos pensando em riquesas e bens materiais. mas será que properidade é somente bens materiais? Evidentemente que não! Mas o pessoal da teologia da prosperidade não sabe disso.
No caso dos estudantes a prosperidade pode ser "passar de ano" ou a aprovação no vestibular, no caso de um trabalhador ou de uma trabalhadora pode ser a promoção de cargo ou função... de qualquer forma, qualquer uma dessas coisas, leva à prosperidade financeira, que por mais corriqueira e displicente que seja, é o alvo da maioria das pessoas. Principalmente das pessoas menos abastadas e das pessoas que vivem - ou tentam sobreviver nos países pobres. É nesse momento que os aproveitadores da teologia da prosperidade entram em cena. Iludem e arrancam o pouco ou quase nada que sobra no bolso desses infelizes e desavisados.
Essa passagem de ano -2009 para 2010 - em especial, está sendo marcada por um fato específico e inesquecível - o maior prêmio da mega sena dos últimos dez anos - principalmente para o ganhador ou ganhadores. Em 1999 a loteria pagou um prêmio milionário de cerca de 150 milhões de reais. e ontem, dia 31/12/2009, o prêmio foi de 144.900.000.00 reais. Foi uma corrida desenfreada às casas lotéricas. Quem já tinha queria aumentar. Quem não tinha, queria ganhar.
Qual é o principal sonho do povo brasileiro? Adiquirir um carro. Esse desejo é mais que conpreensível. Quem anda de ônibus ou de trem pelas cidades e capitais brasileiras sabem  muito bem do que estou falando. Entretanto, ficam aqui algumas perguntas:
- Onde vamos colocar tantos carros?
- Como vamos resolver os probemas dos engarrafamentos das grandes e pequenas cidades do Brasil e do mundo todo?
- Como o planeta vai conseguir respirar?
Não é incoerente? Quanto mais prosperamos mais nos atolamos em problemas.
O trânsito que não anda, não prospera. O planeta que não respira não prospera...
Quanto mais as fábricas prosperam, mais o planeta com a sua flora, a sua fauna, e as pessoas  que nele vivem, adoecem. Mas se a indústria não prosperar...
Bem, a verdade é que fazemos de tudo para enriquecer. Na passagem de ano vale tudo: lentilhas, sete ou três mergulhos no mar, calcinha amarela, roupa branca, campanha do sal grosso, beber água do rio jordão (tirada da torneira às escondidas), subir o monte, descer o vale, escrever um projeto de vida, oferecer comida para os orixás, tomar passes, tomar banhos de descarrêgos, fazer novenas, rezar o terço, orar, clamar, jejuar...
Tudo isso é compreensível, quando se trata de uma nação injusta com péssima, pouca, má ou nenhuma distribuição da renda.
Mas quanto às nações e pessoas ricas ou milionárias que quanto mais têm mais querem? Bom, a isso chamamos ganância! Afinal, existe uma maneira de se contornar tudo isso? Bem o desejo de enriquecer e a ganância desmedida, creio que não tem jeito. Mas quanto ao desejo de enrriquecer isto é totalmente saudável.
No que diz respeito à poluição e ao caos por conta da prosperidade, os países desenvolvidos e conscientes  da sua responsabilidade ambiental como a Suécia por exemplo, já estão implantando bairros e condomínios ecologicamente corretos. As pessoas conscientes, mesmo no países pobres como o Brasil, estão trocando os automóveis por bicicletas ou caminhadas até às faculdades e até o trabalho... o que penso sobre isso? Penso que isso é PROSPERIDADE!
Portanto, nesse primeiro dia do primeiro mês do ano de 2010, eu desejo para todos e para todas um PRÓSPERO ANO NOVO!!!


Comentários

  1. Muito Bom Austi... Ser prospero não é atrair pura e simplesmente riquezas para si próprio, mas sim em tornar-se uma pessoa rica, que diferencio de Ser Rico, alguns podem ser ricos, mas não serem pessoas ricas (virtuosas) e prósperas. Prosperidade é compartilhar de algo que se tem ou possue com o próximo, é ser uma pessoa que em suas atitudes no cotidiano, como bem exemplificado, olham para a totalidade e como suas ações e escolhas afetam outras pessoas e o meio ambiente... Portanto que em 2010, possamos ter um verdadeiro exército de pessoas prosperas, unica forma de aplacar o status quo, das convenientes formas de dominação que o capital, exerce sobre todos nós !!!

    Namastê !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Saudações ao Herói que uniu-se a esta Jornada...

PAX & LUX !
Rodrigo Wentzcovitch Marcilio

Conhece-te a ti mesmo - Inscrição no Oráculo de Delfos

Postagens mais visitadas deste blog

Fábula Mito do Cuidado

Deixar um Legado

Por que Meditarmos ?