O que é PNL

A PNL sigla para Programação Neurolinguística foi criada por volta de 1973 por Richard Bandler (estudioso de áreas como Matemática, Ciências da Computação e Psicologia) e John Grinder (Linguista) que desenvolveram em conjunto, modelos e técnicas que demonstram a relação entre a mente (neuro) a linguagem (linguística - verbal e não verbal) e como sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente o corpo e o comportamento do indivíduo. Estudando os melhores profissionais de sua época como Virginia Satir (terapeuta familiar), Milton Erikson (Psiquiatra e Hipnoterapeuta) e Fritz Perls (pai da Gestalterapia) que obtinham resultados rapidos com seus pacientes, os fundadores da PNL foram capazes de modelar (técnica utilizada para adquirir comportamentos e habilidades de forma rápida codificando-a e tornado-a disponivel a outras pessoas) tais profissionais, criando uma metodologia própria que abrangeriam recursos da terapia familiar, gestalt e hipnose, codificando-a e ampliando-a ao aliar-se as mais modernas teorias da computação, comunicação, cibernética e linguistica. A proposta da PNL se baseia na premissa de que podemos influenciar comportamentos, pessoas, e a si mesmo através de uma linguagem eficiente que o cérebro compreenda. É muito comum a analogia com o cérebro sendo o hardware e, a mente (pensamentos) o software, oferecendo a proposta de que podemos reprogramar o cérebro, retirando os bugs, ou erros do passado (ressignificando-os). A PNL estuda e codifica estratégias e habilidades de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação. Estratégias como: liderança, auto-estima, comunicação, criatividade, flexibilidade e outras mais... tornando-as disponíveis para as pessoas que desejam obter recursos poderosos de forma rápida e dinâmica. Considerando que todos nós possuímos 5 sentidos, a PNL os subdivide em 3 sistemas representacionais classificando as pessoas como Visuais, Auditivas e Cinestésicas, todos nós logicamente utilizamos ambos os sistemas, porém um se destaca em relação aos demais. De posse destas informações estabelecemos empatia com os outros com mais facilidade. Uma das formas de descobrirmos qual o sistema preponderante é percebermos em uma conversa frases do tipo: (expressões visuais) eu vejo as coisas... olhando por esse lado... estava tudo muito brilhante... aquele jaqueta vermelha destoava na multidão... (expressões auditivas) era musica para meus ouvidos... nossa estava muito barulhento ou silencioso... ele tem um tom de voz muito agradável... nossa ele fala alto de mais... (expressões cinestésicas) você sentiu o que eu senti... aquele lugar me dá calafrios... a textura daquelas paredes eram muito ásperas... achei a sala muito apertada e abafada... Estas são apenas algumas expressões comuns, deve-se levar em conta o contexto e a frequência com que são ditas, já que participando em uma mesma conversa... podemos nos expressar utilizando de exemplos pertencentes aos 3 sistemas, é necessário praticar e, com o tempo será capaz de perceber um certo padrão dominante na conversa... Ao percebermos o padrão dominante de uma pessoa somos capazes de tornar a comunicação mais clara e eficiente, imagine só um vendedor visual tentando convencer o seu cliente cinestésico a comprar um carro baseado no design e cores ! O que você acha que aconteceria ? Provavelmente o cliente não levaria o carro ! O mais eficiente seria que o vendedor fala-se para que ele toca-se o carro... senti-se as curvas... senta-se no interior do mesmo e verifica-se o conforto... leva-se o carro para um test-drive... agora sim o cliente o levaria... e o vendedor estabeleceria a empatia com o cliente... Agora talvez você se questione... E se eu ficar em dúvida quanto ao sistema principal que a pessoa utiliza ? Bem como disse anteriormente, é requerido um certo treino de percepção e atenção... Na dúvida faça perguntas para clarificar (mas com certa discrição é claro) ! Nesta situação do vendedor caberia uma pergunta do tipo: O que o Sr. mais valoriza em um carro ? O cliente responderia: o conforto... a maciez da direção hidraulica... o cambio automático (não precisar trocar as marchas - conforto) ! E ai bingo... descobrimos o sistema que o cliente está utilizando naquele momento... e nos moldamos a situação em particular... E se estiver realizando uma apresentação em público para mais de uma pessoa ao mesmo tempo... o que fazer ? Em casos como estes, é necessário que os estimulos oferecidos estejam balanceados, agradando há pessoas visuais, auditivas e cinestésicas... Existem ainda muitas outros assuntos interessantes que a PNL propõem, que no futuro abordarei. Consulte em: http://pt.wikipedia.org/wiki/PNL. Sugiro a leitura do livro Introdução à Programação Neurolinguística do Joseph O´Connor para quem desejar aprofundar-se.

Namastê !

Comentários

  1. Já li a respeito...e tenho aplicado em diversas situações em minha vida. Isto é maravilhoso! Vou conhecer mais seu espaço! Obrigada pela visita! Bom final de semana!
    Beijos
    Mari

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  2. A PNL é muito interessante pois procura o entendimento da linguagem do cérebro... e como podemos nos comunicar com ele e com as outras pessoas com maior eficiência !!!

    Namaskar !

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