Sobre ser gente...






Concordo plenamente com a indagação do Pe. Fábio de Melo : "Quem disse que ser gente é fácil ?"
Nesses meus 30 poucos anos de vida, tanto aprendi, ou melhor "acho que aprendi", e quão infinito é o abismo que me afasta de qualquer sapiência.

Peregrinei muitos anos em busca das respostas pelas minhas indagações espirituais, conversei com pessoas, pastores, gurus, espíritos, videntes...
Busquei centros, igrejas, templos, círculos...
Li toneladas de livros, questionei pontos de vista, ri, chorei, me empolguei, desanimei, desisti, recomecei, caí, levantei...

Toda essa informação me fez perceber que a resposta estava no fundo do meu ser.
Para chegar a essa simples percepção, que de tão sutil, parece intocável quando na verdade está embaixo do próprio nariz, tive que sofrer muito.
Não apenas o sofrimento físico, mas o sofrimento mental, emocional e espiritual.
O sofrimento de todo aquele que sai do lugar comum e da vida de mediocridade e entra na difícil mas abençoada busca da própria essência.

Isso significa que encontrei as respostas ?
De forma alguma !!!

O que encontrei foi a passagem, mas ainda preciso cruzá-la, e começar mais uma nova caminhada.
Como é difícil andar na virtude quando as tentações batem ardentemente em nossa porta.
E elas sabem exatamente onde agir, sabem exatamente onde as temíveis fraquezas se escondem.

"Tenho fé, Senhor ! ajuda a minha falta de fé !"
Mc. 9:24


A grande discrepância do que "acredito como deve ser", ao que "sinto" me assusta.
Pois percebo que ao me distanciar das minhas crenças na busca da virtude e do reto agir e pensar, alimento o "lobo errado" dentro de mim...
Perceber isso e agir contra já é alguma coisa.

Algumas percepções porém, fizeram a minha existência nesse plano mais simples, uma delas foi parar de tentar achar um significado em tudo, uma boa metáfora para isso seria deixar de achar que só porque a caixa do supermercado me deu um sorriso, que ela esteja "afim" ...rs.....
Ver alguém cair de bicicleta na sua frente não tem um significado "místico", significa apenas que fulano(a) caiu na sua frente.
Essa atitude me tornou mais observador e me fez manter a boca mais fechada, o que sempre é uma coisa boa.

Uma outra percepção que me ajudou foi a de parar de achar que a velhice vai me trazer as respostas e dar termo à essa jornada.
Essa jornada transcende muitas existências (em minha crença) e vai muito além de nossa visão linear do mundo.

Essa jornada pertence a Kairós e não a Chronos....


Conclusão : Não há.... pelo menos ainda...e nem sei quando vai haver.
Até lá vou batendo contra as árvores para aprender a desviar delas.

Comentários

  1. Existe uma metáfora, que talvez já tenha ouvido falar, de que Deus procurando um lugar para esconder seu tesouro, resolve esconder dentro do próprio Homem, que seria o local mais seguro de todos e o Homem nem desconfiaria. Existe ainda a parabola dos talentos, do qual o Senhor distribui talentos, para cada um de seus tres servos, conforme a habilidade de cada um em multiplica-los, os dois primeiros conseguem multiplicá-los e vão festejar com o seu Senhor. Enquanto que o terceiro, que recebera apenas um talento, que lhe seria mais facil de negociar, com medo acaba por esconder debaixo da terra. Todos temos talentos, porém alguns escondem debaixo da terra, equanto outros o desenvolvem, como está fazendo agora...

    Namastê !

    ResponderExcluir
  2. Grande Leonardo !
    Como é interessante a facilidade que temos em observar nos sentimentos de alguns poucos que buscam no sofrimento e tribulações suas respostas. Eu diria inclusive que ao observar tais fatos me sinto vivendo-os de alguma forma.
    Até porque, talves já os tenha realmente vivido, mas...“ não ”. Na verdade só se é possivel perceber tal intensidade que não nos pertence se sentirmos através dos conselhos de quem tem o poder de mudar nossos sentimentos a qualquer tempo. João 2: 1-12.
    “Muitos sabem o caminho, mas poucos se sujeitam as pressões para se manter caminhando”
    Nossas respostas realmente estão ocultas dentro de nós, mas só DEUS através de seu único intercessor pode revela-las.
    Busque e acharas ,bata e lhe abriras ... . João 26: 20-28

    Um grande abraço
    Moises Barreto de Godoy

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Moises !!
    É um prazer tê-lo por aqui !!!
    A frase : "Muitos sabem o caminho, mas poucos se sujeitam as pressôes para se manter caminhando" é muito sábia e inspiradora !!
    Abraços e obrigado novamente pelo excelente comentário !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Saudações ao Herói que uniu-se a esta Jornada...

PAX & LUX !
Rodrigo Wentzcovitch Marcilio

Conhece-te a ti mesmo - Inscrição no Oráculo de Delfos

Postagens mais visitadas deste blog

Fábula Mito do Cuidado

Por que Meditarmos ?

A Máquina Humana