TEMPO DE MORRER, NASCER E CRESCER



[...] “Necessário vos é nascer de novo”.
Palavras de Jesus a Nicodemos. Registrado no Evangelho de João


Dois gêmeos estavam no útero da mãe. Nadando naquele ambiente escuro e aquecido, eles não podiam imaginar uma casa melhor. A temperatura era controlada, confortável e as refeições servidas à la carte, mas depois de nove meses, um anjo lhes disse:

—Vamos, amigos, está na hora de nascer.

—Nascer? - um deles replicou. O que é nascer?

—Ora, nascer é sair daí e gozar o mundo maravilhoso que Deus fez.

—Mundo? - disse 0 outro gêmeo. O que é mundo?

—Mundo é um lugar esplêndido, cheio de árvores e montanhas, rios e oceanos. Tem cores lindíssimas e vistas fantásticas, respondeu pacientemente o anjo.

—Montanhas? - perguntou um dos gêmeos.

—Rios? - o outro prosseguiu.

Depois de uma breve consulta, eles disseram ao anjo:

—Nunca vimos essas coisas. Vamos ficar com o que temos. Gostamos muito daqui. Não vamos aceitar essa coisa de "nascer", mas obrigado assim mesmo.

—Olhem, rapazes - disse firmemente o anjo - esta não é uma opção. Vocês não podem ficar aqui. Tem de nascer.

—Temos - choramingaram eles - Vai doer?

—Sim, um pouco, acho, e vocês tem de atravessar essa passagem escura ai embaixo, mas prometo que vão ficar contentes quando tudo acabar.

—Ooooooh, não. Não vamos atravessar essa passagem! - responderam os dois teimosamente.

—Vocês não têm escolha, meninos. Está na hora! - e o processo começou.

Por favor, nãããão.

Eles gritaram e lutaram o caminho inteiro, ao sair para o mundo, mas com a primeira respiração e ao experimentar o leite da mãe, eles disseram:

—Puxa! Este lugar é Átimo. Por que você não nos disse que era assim?

—Eu tentei - falou o anjo cansado - Mas vocês não quiseram ouvir

—Setenta anos mais tarde ele voltou até os gêmeos.

—Olá, rapazes, está na hora de morrer.

—Morrer? - perguntaram eles - Como é morrer?

—Oh, vocês vão para um lugar cheio de querubins e arcanjos.

—Eu nunca vi um arcanjo, nem um querubim - retrucou áspero um dos gêmeos.

—Nós gostamos das coisas aqui na terra - disse o outro. Há montanhas e rios, passáros e arvores. Estamos contentes aqui. Não vamos aceitar essa coisa de "morte", obrigado mesmo assim.

—Rapazes, vocês não têm escolha. Quer queriam quer não, vão morrer. E antes que perguntem, sim, vai doer um pouco. Vão passar por aquela sepultura logo ali embaixo de vocês.

—Sepultura? - gritou um deles.

—Dói - gemeu o outro.

E embora suplicassem e clamassem e se agarrassem á vida com todas as forças, morreram e foram para o paraíso. Depois de um momento que era uma eternidade - na presença do Criador e toda a Sua glória, eles disseram ao anjo:

—Ei, por que não nos disse que era assim tão maravilhosos

—Tentei - respondeu o anjo sorrindo - Mas vocês não quiseram ouvir,

Lembre-se de que, crescendo e escolhendo seu próprio caminho na vida, você está fazendo a viagem, o vôo da Fênix, com todos os desafios, descobertas, separações (mortes) e triunfos (renascimentos) que isso traz. Crescendo você se libertará.

“Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer; e tempo de morrer...”
ECLESIASTES 3

LUZ, Daniel C. Fênix: renascendo das cinzas. 2ª. Ed. São Paulo: DVS Editora, 2006.


PENSAMENTOS & REFLEXÕES

O que dizer sobre a Terapia Iniciática, sem nos referirmos a Grande Aventura da Jornada da Alma, da qual todos nós somos do inicio ao fim, os protagonistas desta Mitica e Heróica Viajem. Passamos por quatro níveis: A Iniciação, O Despertar, O Mítico do Nós Somos até que possamos atingir o ultimo Nível, que apesar de ultimo continua a se estender ao infinito, ao Nível da Fonte do Ser: EU SOU

Tudo começa quando o Herói passa por um processo Iniciático ao receber o Chamado para a Aventura, ele parte em busca do Caminho para obter a Sabedoria e vivenciar o Sagrado, e o retorno para o Serviço quando completou a parte mais importante da sua iniciação, tornou-se o Herói regresso ao lar, com a Sabedoria, o Conhecimento, o Troféu ou o Objeto Sagrado de Poder. Agora tornou-se o Iniciado, que poderá trabalhar em prol da sua comunidade, e mesmo como mentor de novos Heróis que por ele serão iniciados.

No primeiro momento o Herói não tem ainda plena consciência da sua Missão, do seu Trabalho, é ao passar por uma experiência, talvez uma prova ou iniciação é que receberá o Chamado. Tais provas podem ser de ordem, física, mental ou espiritual, obstáculos como separações, doenças, infortúnios, desilusões entre outras. É que o Herói passa a perceber os sinais que o rodeiam, ou em termos Junguianos as ditas Sincronicidades, que vão ocasionando um Despertar, uma ampliação da percepção que tomam a forma de um Caminho, uma direção a seguirmos. É quando o Herói sente dentro de si o Chamado, que o impele a buscar informações, a fim de superar os bloqueios, as suas limitações ou dificuldades. É quando a Aventura propriamente dita inicia, é neste momento em que o Herói parte em sua busca, que muitas vezes ainda não sabe bem qual é, mas que ao longo do Caminho descobrirá.
Caminho este marcado por desafios, por monstros, dragões, bruxas, demônios, gigantes que transportados para os dias atuais, são todos os desafios de vida e profissionais que temos de iniciar, o vestibular, o concurso, o primeiro emprego, o primeiro filho, o desemprego, a morte de um ente querido, a separação, uma doença, entre outros.

Vencido os desafios, tal como Herácles ou Hercules e seus 12 trabalhos, Jasão e os Argonautas com o Velocino de Ouro, Odisseus ou Ulisses e o caminho de volta para Ìtaca, Arthur e a Espada Excalibru incravada na Pedra, Percival e o Cálice Sagrado, é tempo de retornarmos ao convivio do lar, de posse do merecido Troféu ou Conhecimento Sagrado. Pois é quando regressamos de nossa longa jornada e somos consagrados como Heróis é que o Trabalho ou o Serviço se iniciam, e passamos então a utilizar do Objeto de Poder (Conhecimento) em prol da comunidade. Excalibur a Espada da Justiça, O retorno a Ìtaca para o restabelecimento do Reino, O Cálice Sagrado que devolve o vigor ao Reino e ao Rei Arthur, Jasão e sua merecida consagração como Rei ao regressar de posse do Velocino de Ouro, tarefa até então mortal para todos que em vão tentaram antes deste.

Mas nem tudo são flores, pois o Herói também precisa enfrentar sua própria Sombra e Morte, precisa descer até a Noite Escura da Alma, precisar passar pelo Mundo dos Mortos de Hades ou Plutão e de lá escapar de Cérbero o Cão de 3 Cabeças Guardião da Saida deste Mundo Infernal. O Herói morre e renasce, retorna triunfante do Mundo dos Mortos e mais uma vez regressa ao Mundo dos Vivos, diferente e mudado de quem era até então, recebe novos conhecimentos, poderes, ou um objeto de grande poder capaz de auxiliá-lo a transceder a maior das Aventuras que se não a própria morte. E confrontar a própria Sombra é um dos maiores desafios do próprio Herói, Jasão teve de enfrentar a Morte dos Filhos pelo ciumes de Medeia sua Esposa, Hera enciumada pela infedelidade de Zeus, que gerou um filho Semideus Hércules, o enlouquece de modo que este mata todos os seus filhos e punido com os 12 trabalhos se redime como Herói.
Já Arthur tem de matar o próprio filho que tornara-se malévo-lo e Luke Skywalker enfrentar seu próprio Pai, Darth Vader um Cavaleiro Negro, que como Saturno ou Cronos destruia os próprios filhos, e desperta em Luke uma ambiguidade, uma lado sombrio em si mesmo até então desconhecido. Todos estes mitos, nos trazem a mensagem de que temos de ver sob a Luz, as Sombras que todos nós carregamos, que a Trancedência só é possível quando unimos as forças opostas, e quando entendemos que Luz e Sombras podem ser opostos, mas quando unidos são um. Nos mostra que a luta do ego, é destrutiva, mas que se nos guiarmos pelo Self (O Si Mesmo ou EU SOU), este passa a Ser o centro de nossa Psique, capaz de nos guiar rumo ao Despertar desta Morte Simbólica, quando então mais uma vez podemos Renascer das cinzas de outrora.

O próprio texto que inicia este diálogo, em Tempo de Morrer, Crescer e Nascer, nos remete ao nosso rejeitado nascimento quando dentro do utero materno (Paraíso), a Passagem pela qual todos passamos quando viemos a este mundo, simbolizada por inumeras Religiões e Tradições da Humanidade, e a morte como um estado intermediário, uma "Nova Passagem" a um outro mundo de Mistérios, a um Novo Nascimento ou se não Renascimento.

A todo instante vivemos pequenas mortes, e pequenos renascimentos, que nos exige a passagem pelo Sacrifício, como a planta que gera o fruto, amadurece, cai na terra e gera uma nova Arvore, que por sua vez repetirá todo este ciclo mais uma vez, e mais uma vez, e mais uma vez, infinitamente... e a História está cheia de Heróis Miticos e também Reais que realizaram algum tipo de sacrificio, antes de nascerem outra vez. A Terapia Iniciática que se aproveita da linguagem simbólica dos mitos, para narrar acontecimentos naturais e trancedentais da vida, se apoia nesta narrativa como forma de nos aproximar deste grande mistérios que é Morrer, Crescer e Nascer a todo instante, neste Grande Mito do Eterno Retorno o qual todos fazemos parte e que através da linguagem simbólica dos mitos, uma verdade mais profunda profunda pode ser intuida e assim compreendida, do que se utlizassemos apenas de uma narrativa linear e lógica.

Ao final o Grande intuito de uma Terapia Inciática, é de nos (re)lembrar que como o Centauro Quirón atingido por uma Flecha, tornou a sua Ferida Sagrada até ser imortalizado como a constelação de Sagitário, nos lembrando de que somos todos curadores feridos, mas com o forte proposito e objetivo de nos (re)ligarmos a Fonte de onde viemos e para onde como a água que do Oceano brotu um dia, que após ter percorrido uma longa jornada, volta reencontrar-se com o Grande Oceano Cósmico da Vida. Pois como os Nativos que acreditam terem vindo das Estrelas do Grande Pai Céu, a elas um dia novamente regressararemos como Heróis, quando a Jornada de Nossa Alma ou do EU SOU, completar o seu propósito.

Para finalizarmos, gostaria de convidá-los a juntos contemplarmos esta Grande História do Inicio ao Fim !!!

Mais do que todas as palavras aqui ditas, o filme abaixo fala tudo sem dizer uma única palavra... ou melhor ele diz todas as palavras que não precisam ser verbalizadas para serem ditas... pois já são ditas em um outro nível perceptivo...

Namastê !


Chegamos ao Final !!!


Ou diria...


Ao Inicio de tudo !!!


Ou melhor...


AO MITO DO ETERNO RETORNO !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fábula Mito do Cuidado

Deixar um Legado

Por que Meditarmos ?