Do Macro ao Micro

Do macro ao micro... Quem somos nós ??? De onde viemos ??? Para onde vamos ??? Estas três perguntas já intrigavam filósofos de várias partes do mundo há milênios... E mesmo hoje continuam sem respostas concretas ou definitivas. Faça a experiência... E pergunte a um amigo próximo quem ele é ? Talvez ele na seqüência o indague surpreso em tom de afirmação... Você me conhece há tantos anos e não sabe mais Quem Eu Sou !!! Ou talvez diga: É mesmo necessário responder esta pergunta ? Ou ainda: Eu sou fulano de tal, nascido em... Trabalho em tal área... Nas horas vagas tenho tais Hobbes... Sou casado(a)... Sou solteiro(a)... Pertencente a tal raça... Religião e nacionalidade... E torço para tal time... Bom... Não há nenhum problema com estas respostas... Certamente elas nos oferecem boas referências dos interesses e preferências de um Individuo. Mas não respondem completamente a nossa pergunta... A propósito gostaria de falar sobre Sócrates que era considerado o Homem mais Sábio da Grécia Antiga... Não só por sua inteligência... Mas pelo seu espírito inquisidor... Desenvolveu a maiêutica (ou parto de idéias... onde o interlocutor era questionado sobre suas idéias, levando-o a perceber um novo ponto de vista)... Questionava os incautos que se diziam portadores de um saber... caindo por terra ao serem fisgados por esse Grande Mestre... Ficou famoso pela celebre frase: “tudo o que sei é que nada sei” por tal postura foi considerado no templo de Delfos como o Homem mais Sábio de toda a Grécia... Parafraseando o Mestre faço de suas palavras as minhas... Pois considero que todos estamos em uma constante tentativa por responder sobre Quem Eu Sou ou Quem Sou Eu... Perguntas simples... Mas sem respostas... Ao menos definitivas... E como podem observar no vídeo abaixo... O que está fora está dentro... Ou será na realidade o contrário ? Tudo o que está dentro está fora !!! A razão é que tal paradoxo não é importante... O que importa verdadeiramente é percebermos que todos abarcamos dentro de si um micro-cosmos... em cada célula e atómo de nossos corpos... Nós Somos o próprio Universo ou apenas o OM que vibra pelo Cosmos...

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” Sócrates

Namastê !

Comentários

  1. Inspirador!! Se me permite dizer Quem eu sou...Sou o resultado de minhas escolhas e ações.. que influencia não só a minha existência mas principalmente se correlaciona com todos ao meu redor.....

    "A vida não dá nem empresta;Não se comove nem se apieda...Tudo o quanto ela faz é retribuir e transferir tudo aquilo que nós lhe oferecemos. Albert Einstein".

    Parabéns por suas reflexões e por sua capacidade de inspirar-nos!!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente este é o principio de tudo. Estarmos conscientes de que temos o poder de criar a nossa própria realidade...

    Namastê...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Saudações ao Herói que uniu-se a esta Jornada...

PAX & LUX !
Rodrigo Wentzcovitch Marcilio

Conhece-te a ti mesmo - Inscrição no Oráculo de Delfos

Postagens mais visitadas deste blog

Fábula Mito do Cuidado

Por que Meditarmos ?

A Máquina Humana